Solicitando Reembolso

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade que regulamenta as questões referentes a planos de saúde, garante a cobertura a psicólogos no rol da ANS de procedimentos mínimos. Porém os planos possuem seus procedimentos específicos, com algumas regras de cobertura. Para ter mais informações, você deve consultar seu contrato pelo site da sua Operadora de saúde ou ligar na Central de Atendimento correspondente.

A ANS garante de 18 a 40 sessões de psicoterapia ao ano. A variação de sessões está interligada com a gravidade do transtorno psicológico, o qual é analisado pelo CID (Classificação Internacional de Doenças) – o CID estará presente no seu encaminhamento médico.

1. DESCUBRA O VALOR DO SEU REEMBOLSO

Algumas Operadoras apresentam em seus sites os valores de reembolso por sessão; também pode-se ligar na Central de Atendimento.

2. SOLICITE ENCAMINHAMENTO MÉDICO

Você deve agendar uma consulta médica com o seu médico de preferência de qualquer especialidade e comunicar a necessidade de encaminhamento para sessões de psicoterapia. Para maioria das operadoras o encaminhamento tem validade de 3 meses, a partir da data da assinatura e deve conter o carimbo com CRM do médico e o CID.

3. AGENDE SUA CONSULTA COM UM PSICÓLOGO

Com o encaminhamento médico em mãos, você deve agendar a sua primeira sessão com o psicólogo para início do tratamento. No término de cada mês, após o seu pagamento ao psicólogo pelas sessões realizadas, o mesmo irá fornecer o recibo de pagamento para entrada no pedido do reembolso.

4. INICIE O PROCEDIMENTO DE REEMBOLSO

A maioria das Operadoras disponibiliza esse procedimento de forma eletrônica através de seus sites ou aplicativos móveis. Você deve encaminhar o pedido médico e o recibo de pagamento; e então o plano de saúde irá lhe informar o prazo necessário para análise e depósito na conta corrente informada por você no cadastro.

Mensalmente esse procedimento será repetido.

“Não podemos mudar, não podemos nos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos.”

-Carl Rogers-